quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Património - Diferentes olhares...


Partilha de experiências entre a Beira Baixa e o Alto Alentejo...         Ver fotos AQUI!
Por proposta da Comissão Europeia, o Parlamento Europeu tomou a decisão de estabelecer o ano de 2018 como  Ano Europeu do Património Cultural. Na nossa Escola,  insistimos em dar vida ao lema «Património: onde o passado encontra o futuro», porque o futuro são os nossos alunos!
Foi assim que, no dia 14 de novembro,  demos vida a este encontro, fazendo nascer o projeto interdisciplinar “Património – diferentes olhares sobre o mesmo espaço – Urban Sketchers Kids” que envolve turmas do 7º ano de escolaridade, num intercâmbio com alunos do mesmo ano, da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã. 
Aqui participam as disciplinas de História, TIC, Literacia Digital, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual, em articulação com a Biblioteca Escolar, tendo como ponto de partida  conhecer e dar a conhecer o Património arquitetónico do concelho de Nisa, sensibilizando para a sua preservação. 
Definimos como objetivos: promover um intercâmbio cultural, reconhecer o património material e imaterial local como um testemunho histórico de uma época, valorizar o património local, fomentar o recurso a diferentes tipos de expressões e, por fim, reconhecer o papel fundamental das Tecnologias de Inovação e Comunicação na promoção do Património.
Ao longo do dia de hoje, 14 de novembro,  contámos com a preciosa colaboração do arquiteto João Sequeira que expõe, entre 12 e 23 de novembro na biblioteca escolar da escola sede do Agrupamento de Escolas de Nisa, e nos guiou pelo centro histórico de Nisa, acompanhando os pequenos grandes artistas que, nesta aventura, vestiram a pele de verdadeiros Urban Sketchers!
Este dia tão intenso culminou em Amieira do Tejo, com um lanche/convívio oferecido pela União de Freguesias de Nisa, que muito agradecemos.
Mas não ficaremos por aqui! O produto final deste projeto, com explicação pormenorizada de todo o processo, será posteriormente apresentado no Agrupamento de Escolas de Nisa  e na Escola Secundária Quinta da Palmeira – Covilhã!
Até já!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado!

Guia para a Interrupção Ietiva

  Para que não fiques "sem rede", deixamos-te algumas sugestões que te serão muito úteis durante as próximas duas semanas em que e...