terça-feira, 16 de outubro de 2018

«Contos sobre rodas», com Carlos Alberto Silva, na Festa da Biblioteca Escolar!

                       

                  FONTE: https://amoranegra.wordpress.com/2018/06/30/contos-sobre-rodas/#more-1211

No dia 19 de outubro, será assim que o escritor e contador de histórias, Carlos Alberto Silva estará connosco, no Agrupamento de Escolas de Nisa! Na escola sede do Agrupamento e nas salas de Pré-escolar de Tolosa e  Alpalhão, ele vai espalhar magia!
«Contos sobre rodas é um projecto de divulgação do «kamishibai», uma técnica japonesa de contar histórias.  Consiste num espectáculo de narração de contos, com cerca de uma hora de duração. O reportório é variável, adequado às crianças do pré-escolar e do 1º CEB, e inclui contos originais do contador / autor Carlos Alberto Silva e de outros escritores.
Tal como era uso no Japão, há cerca de um século, o contador utiliza um «butai» (espécie de palco de madeira onde o narrador faz deslizar imagens ilustrando as histórias que conta), montado numa caixa, sobre uma bicicleta. A estrutura está ainda adaptada para a apresentação de algumas histórias em teatro de papel, a técnica ocidental «gémea» do kamishibai, em que os personagens são representados por marionetas de vareta.
No final das sessões, o autor disponibiliza-se para autografar os livros adquiridos pelos espectadores.Tradicionalmente, esta modalidade era apresentada em jardins, praças e ruas. A audiência, principalmente crianças, era atraída pelo som do «hyoshigi» (matracas) e, depois de vender alguns doces, o «gaito kamishibaiya-san» começava o espectáculo: «Mukashi, mukashi…»
Perdendo a sua influência com a chegada da televisão, o «kamishibai» é hoje reconhecido como um valioso recurso pedagógico, permitindo desenvolver competências várias nos domínios da escrita, da expressão plástica / gráfica e da oralidade.»

    

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado!

Guia para a Interrupção Ietiva

  Para que não fiques "sem rede", deixamos-te algumas sugestões que te serão muito úteis durante as próximas duas semanas em que e...