Foi feita, assim, a apresentação deste programa às
Escolas.
Um desafio para dois anos letivos que não poderíamos deixar de aceitar!
Indo
ao encontro do Perfil dos alunos para o século XXI partirmos, em cada dia, para a formação do perfil de base humanista
dos nossos alunos(as), ligamos educação, cultura e ciência, saber e saber fazer.
Conscientes de que é responsabilidade da escola desenvolver
nos alunos a cultura científica que permite compreender, tomar decisões e intervir sobre as realidades naturais e sociais a
uma escala local e global, constituímo-nos parceiros do Centro Ciência Viva de
Estremoz, protocolando a implementação do Projeto “Sessões de Contos, Lendas e outras
Lengalengas com Ciência”.
Encontramo-nos, pois, a
desenvolver este projeto que alia à
experimentação científica a promoção da leitura e é concretizado em articulação
estreita com a Biblioteca Escolar, sabendo que, conforme os princípios
defendidos pelo programa nacional da RBE “o conhecimento científico é decisivo
para o avanço civilizacional e porque a biblioteca escolar garante condições para
emanar ciência”.
É assim que a ciência está presente, criando pontes e motivações para
a realização de sessões científicas, tendo em conta a seleção de livros
do Plano Nacional de Leitura (PNL) e o nível escolar dos alunos. Consiste na
leitura de trechos dos livros selecionados, os quais são trabalhados para a
transmissão dos conceitos científicos que se pretendem desenvolver através de
experiências, módulos interativos e/ou atividades experimentais. Por nível
escolar, do 2º e 3º ciclos do ensino básico, cada turma realiza uma sessão dinamizada
pelos Comunicadores de Ciência do CCVEstremoz em parceria e colaboração com a Professora
Bibliotecária e professores que
acompanham as turmas. Privilegia-se a interdisciplinaridade, pois os temas trabalhados
nesta atividade são comuns às referidas áreas disciplinares, ainda que
explorados de diferentes pontos de vista.
Ao longo do dia 18 , os livros selecionados do PNL com atividades
experimentais desenvolvidas pelo CCVEstremoz (para 2º e 3º ciclos) foram
“A Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen, “Ulisses” de Maria Alberta Menéres e “O
Cavaleiro da Dinamarca” de Sophia de Mello Breyner Andresen. No próximo dia 25,
continuaremos no 3º ciclo de escolaridade com “O Cavaleiro da Dinamarca ” de Sophia de
Mello Breyner Andresen, a que se juntará, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”
de Jorge Amado e o “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente.
Assim contribuimos, nos jovens, para a promoção do o desenvolvimento de competências
de investigação, de comunicação e de literacia da informação, motivando-os para
aprofundar os seus conhecimentos e prosseguir estudos superiores nas áreas dos
seus interesses.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado!