O Programa "Cientificamente Provável" na nossa Escola

“Este programa é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Visa intensificar a promoção do conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, estabelecendo formas de ligação mais estreitas entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, com a intermediação das bibliotecas escolares.”
Foi feita, assim, a apresentação deste programa às Escolas. 
Um desafio para dois anos letivos que não poderíamos deixar de aceitar!
Indo ao encontro do Perfil dos alunos para o século XXI partirmos, em cada dia, para a formação do perfil de  base humanista dos nossos alunos(as), ligamos educação, cultura e ciência, saber e saber fazer.  
Conscientes de que é responsabilidade da escola desenvolver nos alunos a cultura científica que permite compreender, tomar decisões e intervir sobre as realidades naturais e sociais a uma escala local e global, constituímo-nos parceiros do Centro Ciência Viva de Estremoz, protocolando a implementação do Projeto “Sessões de Contos, Lendas e outras Lengalengas com Ciência”.
Encontramo-nos, pois, a desenvolver este projeto que alia à experimentação científica a promoção da leitura e é concretizado em articulação estreita com a Biblioteca Escolar, sabendo que, conforme os princípios defendidos pelo programa nacional da RBE “o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional e porque a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência”.
É assim que a ciência está presente, criando pontes e motivações para a realização de sessões científicas, tendo em conta a seleção de livros do Plano Nacional de Leitura (PNL) e o nível escolar dos alunos. Consiste na leitura de trechos dos livros selecionados, os quais são trabalhados para a transmissão dos conceitos científicos que se pretendem desenvolver através de experiências, módulos interativos e/ou atividades experimentais. Por nível escolar, do 2º e 3º ciclos do ensino básico, cada turma realiza uma sessão dinamizada pelos Comunicadores de Ciência do CCVEstremoz em parceria e colaboração com a Professora Bibliotecária e professores que acompanham as turmas. Privilegia-se a interdisciplinaridade, pois os temas trabalhados nesta atividade são comuns às referidas áreas disciplinares, ainda que explorados de diferentes pontos de vista.
Ao longo do dia 18 , os livros selecionados do PNL com atividades experimentais desenvolvidas pelo CCVEstremoz (para 2º e 3º ciclos) foram “A Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen,  “Ulisses” de Maria Alberta Menéres e “O Cavaleiro da Dinamarca” de Sophia de Mello Breyner Andresen. No próximo dia 25, continuaremos no 3º ciclo de escolaridade com “O Cavaleiro da Dinamarca ” de Sophia de Mello Breyner Andresen, a que se juntará, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” de Jorge Amado e o “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente.
Assim contribuimos, nos jovens, para a promoção do o desenvolvimento de competências de investigação, de comunicação e de literacia da informação, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e prosseguir estudos superiores nas áreas dos seus interesses. 








Comentários

Mensagens populares deste blogue

13ª edição do Concurso Nacional de Leitura