segunda-feira, 1 de abril de 2019

SEMANA DA LEITURA'19 - Ler Abril!


Sob o lema "Hoje Leitor, Amanhã Leitor" o Diretor do Agrupamento de Escolas de Nisa deu início a mais uma Semana da Leitura. No nosso Agrupamento celebramos o mês de "Abril, Leituras Mil" e abrimos as portas aos livros, aos leitores, aos autores, aos contadores de histórias e a todos os que encontram nas palavras a fonte de saber para Ler o Mundo. 

No primeiro dia da Semana da Leitura, 1 de abril, começámos por "Ler Abril" e recebemos a Drª Filipa Raimundo, autora do livro "Ditadura e Democracia - legados da Memória", publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, a quem muito agradecemos por aceitar o convite de vir à nossa Escola falar sobre a relação da Democracia Portuguesa com o seu passado autoritário. A apresentação da autora e da obra esteve a cargo do Dr. José Santana Pereira (natural de Nisa). São ambos professores e investigadores no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ISCTE-UL).
Seguiu-se a brilhante apresentação de "A luta estudantil contra a Ditadura", pelo advogado e presidente da Direção da Associação Nisa Viva, Dr. António Rebordão Montalvo, a quem dirigimos também o nosso agradecimento. 
Partindo dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, os alunos dos 2º e 3º ciclo de escolaridade e do ensino secundário, presentes na sessão, foram levados a refletir sobre a forma como a Democracia portuguesa se construiu, por oposição ao autoritarismo do Estado Novo.
Aos excelentes convidados que tivemos o privilégio de receber na nossa Escola, muito obrigado!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado!

Guia para a Interrupção Ietiva

  Para que não fiques "sem rede", deixamos-te algumas sugestões que te serão muito úteis durante as próximas duas semanas em que e...